Rotesma
Cálculo Estrutural
 
Bem vindo à pagina do Alberto Smaniotto !
 
Estou disponibilizando para download alguns dos programas que desenvolvi durante o curso de Graduação em Engenharia Civil e durante o curso de Mestrado na área de Estruturas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGEC, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina.
 
Todos os programas são livres para cópia e redistribuição
 
PDOP 2.0 - Programa para dimensionameto otimizado de pilares.
 
Programa desenvolvido durante a dissertação de mestrado. Ano: 2005.
 
PDOP - Programa para dimensionamento otimizado de pilares retangulares de concreto armado com índice de esbeltez menor ou igual a 90 e armadura distribuída de forma simétrica ao longo das faces. Pilares submetidos a flexão composta oblíqua, esforços cortantes e momentos torsores, respeitando todas as prescrições da NBR6118:2003.
 
Conhecidos os esforços solicitantes de cada ação, conforme mostra a figura abaixo, o PDOP realiza todas as etapas de dimensionamento, que são:
 
 
 
- Cálculo das combinações de carregamentos
- Cálculo das excentricidades
- Dimensionamento da armadura longitudinal para resistir aos efeitos da combinação de carregamentos mais desfavorável. Verifica a segurança na base, seção intermediária e o topo do pilar.
- Dimensionamento da armadura transversal (estribos) para resistir aos efeitos da combinação de carregamentos mais desfavorável.
- Detalhamento das armaduras longitudinais e estribos
- Escolha otimizada automática entre TODAS as soluções possíveis, através da variação das dimensões da seção e da variação do arranjo e bitola das armaduras, em função de alguns critérios de consumo de material e mão de obra.
- Saídas de resultados através da criação de relatórios de cálculo e saída gráfica de resultados através da construção de diagramas bi e tridimensionais.
 
 

 

 
 

PDOP 2.0 c/ manual

        

Manual com melhor qualidade p/ impressão

        

Texto da dissertação

 
    
 
 
 
 
 
 
 
  
Flexo-compressão normal
 
 
Programa desenvolvido durante o trabalho de conclusão de curso da graduação. Ano: 2002
 
Programa para dimensionamento otimizado de pilares retangulares de concreto armado com armadura distribuída de forma simétrica ao longo das faces, submetidos à flexo-compressão normal.
 
Teoria de cálculo de segundo o método das zonas de solicitação de Lauro Modesto dos Santos e de acordo com as prescrições normativas do projeto de revisão da NBR6118:2003
 
Inclui:
- Definidas as dimensões da seção, arranjo das armaduras e os esforços solicitante de cálculo, o programa calcula a bitola das armaduras longitudinais para resisitir ao esforço de flexo-compressão.
- Escolha automática otimizada entre todas as soluções possíveis, através da variação do arranjo e bitola das armaduras longitudinais, em função do peso de aço consumido.
 
Flexo-compressão normal Texto do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
           
 
Flexão em viga
 
Programa desenvolvido na disciplina "Projetos Avançados em Estrutura de Concreto Armado" durante o curso de mestrado. Ano: 2004.
 
Programa desenvolvido para avaliar a prescrição da distância limite de 10% da altura da viga entre o centro de gravidade das armaduras até o ponto da seção de armadura mais afastado da linha neutra, usada para o dimensionamento à flexão das peças de concreto armado - Item 17.2.4.1 da NBR 6118:2003. Este trabalho foi publicado no 47º IBRACON
 
O programa pode ser usado para verificação da resistência de uma seção retangular de concreto armado submetido à flexão simples.
 

Flexão em viga

Artigo publicado no 47º IBRACON

 
 
Unidades
Programa desenvolvido durante a graduação.
Programa para converter unidades de Força, Momento e Tensão

Unidades

 
 
 
 

Copyright 2007/2008 - Rotesma Engenharia e Construções Ltda. - Todos os direitos reservados